Coordenador : Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394563.2206.289833.01052023
Departamento/Setor: RCM
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Professores da Educação Básica, do Ensino Técnico Profissionalizante e Ensino Superior do Brasil e Exterior
Objetivo
O objetivo geral deste curso é oferecer capacitação com vistas a desenvolver o Pensamento Computacional com abordagem desplugada junto aos professores da Educação Básica potencializando o lado lúdico, criativo, sistemático e lógico na modalidade on-line em formato MOOC - curso on-line aberto e massivo. Como objetivos específicos, tem-se: a) Realizar um curso MOOC, na plataforma CEAD da UFF, para capacitar os professores quanto ao desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional do modelo teórico autoral - https://moocs.cead.uff.br/; b) Acompanhar, avaliar e realizar análise de dados acerca do desenvolvimento das atividades e aprendizagem dos professores. Relação com a Sociedade e Impacto Social: A pandemia de COVID-19 iniciada em 2020 acrescentou um novo capítulo à história das práticas de ensino em todos os níveis de escolarização. Em muito pouco tempo, ocorreram mudanças jamais previstas, e que poderiam nunca ter acontecido ou levado anos ou até décadas para se concretizar em outras circunstâncias. O cenário pandêmico, em toda sua complexidade, exigiu a proposição de novas soluções no âmbito educacional de modo que o mundo sairá dessa experiência com uma quebra de paradigma em relação a como se pratica o ensino em todos os níveis. Desse modo, a crise pode nos deixar um legado, qual seja um sistema educacional mais dinâmico, com o qual sempre sonhamos, mas que nunca pensamos ser possível construir. Nesta direção, o movimento da computação nas escolas é essencial para proporcionar aos estudantes uma nova experiência do como pensar para resolver problemas. Através da inclusão desses novos saberes, os estudantes tendem a compreender a complexidade dos problemas de uma forma mais sistematizada e, consequentemente, poderão se tornar capazes de terem mais autonomia, flexibilidade, resiliência, proatividade e criatividade, que são competências necessárias no mundo contemporâneo.
Resumo
A Computação integra formalmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir da aprovação da Resolução N° 1 de 2022. A Resolução estabelece que os Estados, Municípios e o Distrito Federal devem estabelecer parâmetros e abordagens pedagógicas de implementação da Computação na Educação Básica. Sob essa perspectiva, o presente projeto de extensão tem como objetivo apresentar e introduzir as habilidades do Pensamento Computacional com abordagem desplugada para os professores da Educação Básica buscando potencializar o lado lúdico, criativo, sistemático e lógico na resolução de problemas tais como: raciocínio lógico, abstração, reconhecimento de padrões, decomposição, entre outros. Sendo assim, como ação do projeto, será ofertado um curso de capacitação para os docentes. O curso será oferecido em modalidade on-line pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle da Universidade Federal Fluminense (UFF) em formato MOOC (curso online aberto e massivo). O foco do curso está no aprimoramento do raciocínio lógico, sequências lógicas, lógica de programação e demais habilidades STEAM - ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para trazer qualidade, criatividade e inovação para a sala de aula.